Cidades

Semus faz alerta sobre cuidados para evitar proliferação do Aedes Aegypti

Da Redação do CP Notícias

Foto: Secom de Palmas

A combinação de calor e chuva é perfeita para proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) é para a população não descuidar e buscar ficar sempre atenta a possíveis focos de mosquitos.

A bióloga da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Lara Betânia, explica que qualquer recipiente, por menor que seja, pode acumular água e ser um ambiente ideal para proliferação do inseto. “É fundamental que cada um faça a sua parte, cuidando com o armazenamento de água nos quintais e ficando atentos com os lugares que são mais propícios para o mosquito procriar”, orienta.

De acordo com o gerente da UVCZ, Auriman Cavalcante, “durante todo o ano, a equipe de técnicos da Unidade, os agentes de combate a endemias em conjunto com as equipes de outras pastas como Infraestrutura, Guarda Metropolitana, Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais e Meio Ambiente permaneceram realizando ações preventivas de combate aos focos, além das visitas aos imóveis de imobiliárias, por meio do ingresso forçado em imóveis fechados e abandonados”, pontuou, reforçando que a vigilância não pode parar.

Dicas de prevenção

Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado, retirar água dos pratos de plantas, colocar garrafas vazias de cabeça para baixo, tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água. Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas. (Com informações da Secom da Prefeitura de Palmas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.