
Por Dermival Pereira
Foi eleito presidente da Assembléia Legislativa do Tocantins, no início da tarde desta sexta-feira, 1, com 21 votos o deputado estadual Toinho Andrade (PHS).
Toinho derrotou a atual presidente da Casa, deputada Luana Ribeiro (PSDB) e o deputado Junior Geo (PROS), que optaram por candidaturas avulsas e tiveram um voto cada um.
Luana e Toninho são da base do governador Mauro Carlesse (PHS), mas há quem aposte que Carlesse optou por apoiar a candidatura de Toinho.
Para o cargo de primeiro vice-presidente foi eleito o deputado Eduardo Bonagura (PPS), com 24 votos, Nilton Franco (MDB) para segunda vice-presidente, com 23 votos.
Para os cargos de primeiro e segundo secretários, foram eleitos os deputados Jorge Frederico (MDB), com 23 votos e Cleiton Cardoso (PTC), com 24 votos. Vanda Monteira (PSL), obteve 23 votos e ficou com o cargo de terceiro secretária e Amália Santana (PT), como quarta secretária da Casa, com 24 votos.
Composição da Mesa Diretora
Presidente: Toinho Andrade (PHS)
1º Vice-presidente: Eduardo Bonagura (PPS)
2º Vice-presidente: Nilton Franco (MDB)
1º Secretário: Jorge Frederico (MDB)
2º Secretário: Cleiton Cardoso (PTC)
3ª Secretária: Vanda Monteiro (PSL)
4ª Secretária: Amália Santana (PT)
Perfil do Presidente
Antônio Poincaré Andrade Filho é mais conhecido como Toinho Andrade. Nascido em Porto Nacional, casado com Virginia Pereira da Silva Andrade, pai de Daniela de Cássia, Tony Márcio, Patrícia e Marcus Vinícius. Filho de Antonio Poincaré Andrade e Dinorah José Costa políticos tradicionais de Porto e região.Foi vereador em Porto Nacional por três mandatos e presidente da Câmara.Em 2002, foi candidato a deputado estadual, tornando-se primeiro-suplente. De 1º de novembro de 2004 a novembro de 2005, assumiu a vaga.
Nas eleições de 2006, novamente ficou na primeira suplência. Em 2007, assumiu a Secretaria Extraordinária de Coordenação Institucional do Estado. Em 2009, assume o mandato definitivo como parlamentar na Assembleia Legislativa, onde foi vice-líder do DEM e, na eleição de 2010, assumiu a vaga de deputado sendo reeleito em 2014 e depois em 2018.



