Da Redação do CP Notícias

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar emitiram, nessa segunda-feira, 10, um alerta laranja nesta segunda-feira, 10, para seis municípios do Tocantins. De acordo com esses órgãos, o alerta se deve ao fato da elevação da vazão da Usina Hidrelétrica de Lajeado (UHE), que deve atingir um aumento acima do maior pico já registrado.
Conforme o alerta, o volume de água pode gerar alagamentos nas cidades de Lajeado, Miracema do Tocantins, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Itapiratins e Palmeirante. A recomendação, no entanto, é que os moradores em áreas de risco saiam de casa nesses municípios.
A vazão, segundo os órgãos informaram no Alerta, poderá chegar a 18.500 m³/s. Esse será o maior pico registrado até o momento. No dia 29 de dezembro de 2021 o volume marcou 17.155m³/s. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) está acompanhando a situação.
A Investco, empresa que administra a UHE, está realizando o monitoramento em toda a extensão do Lago e Rio Tocantins, e relata que a vazão está chegando em 22.500m³/s. A empresa comunicou que parte desta vazão a UHE Lajeado irá reter, porém a outra parte da água terá que descer, o que estima em uma vazão aproximada de 18.500 m³/s.



