Toda terça e quinta-feira um grupo de mulheres atendidas na Unidade de Saúde da Família (USF) do Santa Fé, na região Sul de Palmas, tem um compromisso diferente. Elas se reúnem para aulas de pilates de solo, oferecidas gratuitamente no espaço de saúde. O serviço existe há três anos e, atualmente, é conduzido pela fisioterapeuta Layra Miranda da Silva, especializada no método.
Atualmente são duas turmas, às 7h30 e às 8h30, que juntas reúnem 32 participantes. As aulas são ministradas na própria unidade como alternativa para melhoria da qualidade de vida dos praticantes, proporcionando desenvolvimento em saúde mental, física e social, como nas atividades laborais e nos demais cuidados na promoção de saúde mental e física, além da prevenção de doenças.
A coordenadora da unidade, Eliania Luz, explica que no momento não estão recebendo novas alunas, mas que há esforços para ampliar as aulas para o período vespertino, aumentando assim o acesso para mais pacientes. “Muitos pacientes relatam mudanças psicológicas significativas com o pilates. Muitos reconhecem aqui como um local de integração com amigos”, afirma Eliania. Ela explica ainda que essa proximidade facilita a prática dos exercícios e a dedicação, pois os pacientes se sentem mais acolhidos e confortáveis para participar.
A aposentada Maria Rosa Mota Barros, de 83 anos, expressa sua satisfação com as aulas de pilates oferecidas na USF Santa Fé. “Para mim, o pilates é tudo. Desde que comecei, há três meses, minha mobilidade melhorou significativamente, me sinto mais disposta e acolhida aqui. Os profissionais são muito cuidadosos e atenciosos. Participar dessas aulas tem sido uma experiência maravilhosa e estou muito contente com os resultados.”
Pilates
O pilates é uma prática de exercícios físicos que visa fortalecer o corpo, melhorar a flexibilidade e aumentar a consciência corporal. O método combina movimentos controlados e respiração para promover bem-estar físico e mental.
Texto: Redação/Semus