Estado

Iphan realiza eventos no Norte no “Mês da Consciência Negra”

Neste mês de novembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, pelo segundo ano consecutivo, o ciclo de eventos “Mês da Consciência Negra”, sob a coordenação do Comitê Permanente para a Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana (COPMAF). Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra inspira a agenda do Iphan no Amazonas, Amapá, Roraima e Tocantins, destacando a preservação do patrimônio de matriz africana.

Com o tema “Patrimônio e Reparação”, Superintendências e Escritórios Técnicos do Iphan na região Norte promovem ações que convidam a sociedade a refletir sobre o papel das políticas de patrimônio cultural na promoção da igualdade racial e no reconhecimento da herança afro-brasileira como elemento central da cultura nacional.

Na cidade de Muricilândia (TO), no dia 19 às 8h, acontece o “Encontro de raizeiras do Tocantins” no Quilombo Dona Jucelina. O evento tem como objetivo de promover a valorização e o fortalecimento das práticas culturais e tradicionais das mulheres negras e quilombolas raizeiras do Tocantins, reconhecendo seu papel essencial na preservação dos saberes ancestrais e na difusão da medicina tradicional. A programação contará com palestras, oficinas práticas, rodas de conversa, exposições de produtos artesanais e medicinais, envolvendo comunidades quilombolas, pesquisadoras, instituições de ensino e organizações parceiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.