Colunas

Justiça dá 30 dias para Governo do TO restabelecer estoque de tornozeleiras

Da Redação do CP Notícias

Foto: Marcelo de Deus

Por unanimidade, o plenário da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça reformou sentença de primeiro grau e acatou os pedidos do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) para que o Governo do Estado restabeleça, em até 30 dias, o estoque de tornozeleiras eletrônicas.

A decisão do colegiado também determina que as obras de reforma da Unidade de Regime Semiaberto Masculina de Palmas (URSA) sejam iniciadas dentro do mesmo prazo (30 dias). A multa, em caso de descumprimento da decisão, foi fixada em R$ 10 mil por dia, que deverão ser utilizados pelo Ministério Público do Tocantins na aquisição, manutenção e funcionamento de equipamentos eletrônicos de rastreamento e monitoramento (tornozeleira eletrônica), mediante prestação de contas perante o Judiciário. 

A Ação Civil Pública que resultou na decisão judicial foi ajuizada pela 4ª Promotoria de Justiça da Capital, que também é responsável pelo monitoramento de detentos que cumprem pena em prisão domiciliar em Palmas.

De acordo com o Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas, autor da Ação, “é importante destacar que faltam tornozeleiras eletrônicas em número suficiente para atender à elevada população prisional. O excedente, embora também cumpra pena em prisão domiciliar, não é monitorado remotamente, por não dispor de tornozeleira, sendo obrigado apenas a comparecer quinzenalmente em Juízo”, declarou o Promotor de Justiça.

O monitoramento eletrônico de presos na capital é uma alternativa à interdição da Unidade de Regime Semiaberto Masculina de Palmas (URSA), que foi alvo de incêndio ocorrido no mês de agosto de 2016.  (Com informações da Ascom do MPTO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.